Algumas determinações do Decreto Municipal sobre prevenção ao contágio pelo coronavírus

18 março 2020

Entre algumas das principais determinações do Decreto Municipal (publicado no site da Prefeitura Municipal) sobre a prevenção ao contágio pelo coronavírus, estão:

- Os servidores e o público em geral, apresentando um ou mais dos seguintes sintomas de contaminação - apresentação de febre tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia - devem se dirigir, exclusivamente à Unidade Básica de Saúde da sede, no horário de atendimento da mesma e ao hospital nos horários em que a UBS está fechada, evitando a circulação de casos suspeitos em qualquer ambiente público ou que enseje contato com outras pessoas.

- Institui-se, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, as seguintes medidas:

I - Não serão agendadas consultas eletivas, permanecendo somente atendimento de urgência e casos prioritários nas unidades básicas, com orientação à população.

II - A renovação de receitas médicas a pessoas idosas deverá ser requerida por familiares.

III - Ficam canceladas as visitas (médico, enfermeira e técnico em enfermagem) do ESF, com exceção àquelas voltadas ao COVID-19 (coronavírus).

IV - Ficam cancelados os atendimentos em grupos em todos os órgãos da Saúde e Assistência Social (CAPS, CRAS, ACADEMIA DA SAÚDE e UBS).

No caso de dúvidas sobre o COVID-19 (coronavírus), entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde no telefone 3266-1028, ou com a Secretaria de Saúde e Assistência Social, no telefone 3266-1166.