Cadastro de Rebanho 2021

11 feveriro 2021

PRODUTOR TEM ATÉ 31 DE MAIO PARA A DECLARAÇÃO ANUAL DE REBANHO OBRIGATÓRIA

O que é a Declaração Anual de Rebanho

É a declaração de rebanho para a atualização do cadastro de todos os animais de uma propriedade rural: bois, búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, galinhas e peixes. A atualização se tornou obrigatória com o fim da vacinação contra a febre aftosa.

Quem deve atualizar

Produtor rural (proprietário de rebanhos).

Onde atualizar

Pessoalmente no escritório da Inspetoria de Defesa Agropecuária local.

Como atualizar

A declaração anual de rebanho neste ano de 2021 teve início dia 05 de janeiro e se estende até 31 de maio de 2021.

Pessoalmente:

• Vá até o escritório da Inspetoria de Defesa Agropecuária local e solicite o formulário de atualização;
  • Preencha, assine e devolva na mesma unidade.

Prazo

Quando feita pela internet, a atualização do rebanho é imediata. Para formulários entregues pessoalmente, o prazo é variável.

Penalidade

O produtor que não declarar o rebanho pode sofrer penalidades como o impedimento de comercializar os animais e pagamento de multa.

De acordo com a Médica Veterinária responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal de Nova Palma (SIM), Flávia Santi Stefanello, o objetivo é ter informações precisas de tudo o que existe de animal nas propriedades rurais para garantir a rastreabilidade e a sanidade de todo o rebanho. Em nosso município possuímos 5 agroindústrias de origem animal registradas no SIM (Serviço de Inspeção Municipal) que realizam abate de animais. É fundamental que estes animais, bovinos, suínos e aves, estejam contabilizados no cadastro do produtor rural para ser feita a comercialização para as agroindústrias. Contabilizando o número de animais abatidos no último ano no município de Nova Palma, 220 bovinos, 850 suínos e 1200 frangos, fica visível que a comercialização destes animais para as nossas agroindústrias é uma ótima fonte de renda para os produtores rurais locais”.