Elaboração do Manual de BPF das agroindústrias familiares aconteceu em Nova Palma

15 maio 2019

Aconteceu na manhã e na tarde do dia 10 de maio na Câmara Municipal de Vereadores  mais um curso para os produtores das agroindústrias familiares do município de Nova Palma para aprimorar suas atividades. Na ocasião foi trabalhada a ELABORAÇÃO DO MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (BPF) DAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES. O curso foi  realizado numa parceria entre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM)  da Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e a EMATER local.

Estiveram presentes na abertura do evento o Prefeito Municipal, André Rossato, e o Vice, Valcenir Giovelli. O curso foi ministrado pelos profissionais da Emater local e regional, Sandra Denardin da Silva, Chefe do Escritório Municipal, Eduardo Rigon Gelain, da Regional Santa Maria, e Aline Berlese Suertegaray, da Emater de Silveira Martins, e também pela Médica Veterinária do Serviço de Inspeção Municipal de Nova Palma, Flávia Santi Stefanello.

No curso, os responsáveis pelas agroindústrias familiares tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre como elaborar os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) que serão aplicados em cada agroindústria de acordo com a atividade desenvolvida. O Procedimento Operacional Padrão (POP) é um documento organizacional que traduz o planejamento do trabalho a ser executado. É uma descrição detalhada de todas as medidas necessárias para a realização de uma tarefa. Apresenta instruções das sequências das operações e sua frequência de execução. O POP tem como objetivo manter o processo em funcionamento por meio da padronização e minimização de desvios na execução da atividade, ou seja, ele busca assegurar que as ações tomadas para a garantia da qualidade dos produtos sejam padronizadas e executadas conforme o planejado.