Equipe do projeto Semeando um Novo Saber promoveu curso de produção de compotas

02 janeiro 2020

Aconteceu no dia 26 de dezembro no Salão Paroquial de Nova Palma, dentro das atividades do projeto “SEMEANDO UM NOVO SABER”, o curso “Manual de Produção Artesanal de Conservas Salgadas”, ministrado pela  Prof.ª  Neila Richards, do curso de Tecnologia de Alimentos da UFSM.

No decorrer do curso foram produzidas conservas de cebola, pepino, batata inglesa, cenoura, beterraba, couve flor, molho de tomate e chutney (molho à base de abacaxi, ameixa, tomate e vinagre de vinho branco), além de todas as orientações de processamento das frutas e hortaliças para conservas, ofertadas pela ministrante do curso.

Participaram do curso as seguintes pessoas:

• Carmem Garlet Facco ( Merendeira da Escola Municipal de Educação Infantil Aquarela)
  • Solange Regina Prevedello Rossato (Merendeira da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Cândida Zasso)
  • Adriana Felix Prado (Merendeira da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Inácio)
  • Ana Maria Rodrigues (Merendeira da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ana Löbler )
  • Adreane Somavilla Manfio (Merendeira da Escola Estadual de Ensino Fundamental  Padre João Zanella)
  • Elisiane Portella Busanello (Servente da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Cândida Zasso)
  • Bernardete Cocco Peripolli ( Servente da Câmara de Vereadores)
  • Rosenilda Da Silva Moreira ( Diretora da Escola Santo Inácio)
  • Maristela Santi Dalla Nora ( Diretora da Escola Emei Aquarela)
  • Daniela Tânia Soares (Vice- Diretora da Escola Emei Aquarela)
  • Marcia Somavilla ( Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação)
  • Marciani Faccin Da Rocha (Agente Administrativo da Secretaria Municipal de Educação)
  • Inês Casarotto Osmari (Secretária Municipal de Educação)
  • Clauciane Garlet Stefanello ( Agente Administrativo da Secretaria Municipal de Agricultura)
  • Sandra Denardin Da Silva (Chefe Do Escritório da Emater Nova Palma)
  • Elisiane Elena Facco ( Agente Administrativo  da Emater Nova Palma)
  • Luize Silva De Mello ( Extensionista da Emater Nova Palma)
  • Ione Vestena Stefanello ( Produtora Familiar do município de Nova Palma).

A equipe do projeto “Semeando um Novo Saber”, agradece imensamente a professora Neila, que se dispôs a vir gratuitamente a Nova Palma para desenvolver esse trabalho, oportunizando aos participantes uma tarde de muito aprendizado, e também a todos que se dispuseram a participar da atividade.

Após o curso, a continuidade prática desse aprendizado por parte da equipe do projeto se dará com as hortaliças e legumes que estão sendo produzidas no Horto Municipal.