Município encaminhará decreto de situação de emergência

06 janeiro 2023

Na manhã desta sexta, 06 de janeiro, aconteceu no gabinete do prefeito municipal de Nova Palma André Rossato uma reunião da qual participaram as entidades agropecuárias do município (EMATER, Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, CAMNPAL) juntamente com membros da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e ficou definido nesta reunião que o Município de Nova Palma encaminhará o Decreto de Situação de Emergência devido à estiagem.

O município vem há três anos consecutivos sofrendo com déficit hídrico e atualmente está passando por um período de baixos índices pluviométricos, altas temperaturas e baixa umidade do ar, fazendo com que a estiagem se agrave a cada dia que passa. As perdas na agropecuária já são muito significativas. Em muitas localidades do interior já está faltando água para o consumo humano e também para os animais. Também a administração municipal está fazendo abertura e limpeza de bebedouros para reserva de água para os animais conforme demanda dos produtores.