Reunião para debater a questão da estiagem nesta sexta

06 janeiro 2023

Em reunião no dia 28 de dezembro de 2022 o Município de Nova Palma, através do Conselho Municipal de Agropecuária, discutiu sobre a estiagem e suas consequências para os produtores rurais. A estiagem vem se agravando a cada dia pela falta de chuvas. Foi relatado na reunião que a estiagem já tem causado perdas nas culturas de feijão, fumo, soja, milho, nas pastagens e ainda o problema de falta de água para consumo humano e também para os animais.

A administração municipal, através das secretaria de obras e agricultura, com equipamentos próprios está transportando água potável para famílias do interior e arredores da cidade, mas os pedidos de água têm aumentado a cada dia. Diante deste cenário de perdas agropecuárias e falta de água, ficou definido que na nesta sexta-feira, dia 06, o conselho voltará a se reunir para nova avaliação das perdas pela estiagem e possível decreto de situação de emergência.

Estiveram presentes na reunião o vice-prefeito, Valcenir Giovelli, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Eliardo Cargnin, a presidente do Conselho de Agropecuária, Clauciane Garlet Stefanello, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Pedro José Uliana, a chefe do Escritório Municipal da Emater, Sandra Denardin da Silva, o engenheiro Agrônomo da Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma (CAMNPAL), Aloísio Giovelli e o responsável pelo Setor de Blocos de Produtor, Flávio Farias Trentin Maciel.