Notícias
Caminhada Olhares sobre Nova Palma bateu recorde de público no Caminhadas na Natureza do Geoparque Quarta Colônia
01 novembro 2023
No último domingo, 29 de outubro, Nova Palma promoveu um evento espetacular com a emocionante Caminhada na Natureza no âmbito do Geoparque Quarta Colônia. O encontro, realizado na área do camping do Balneário Municipal Atilio Aléssio, começou com um generoso café da manhã oferecido como cortesia pela Prefeitura Municipal de Nova Palma às 7h30min.
A abertura do evento em seguida contou com manifestações da chefe do escritório da Emater de Nova Palma Sandra Denardin da Silva, da vice-coordenadora do Geoparque Quarta Colônia Michele Vestena, de Monique Chaves, supervisora do escritório regional da Emater/RS-Ascar Santa Maria, do coordenador municipal de Cultura e Turismo de Nova Palma Diego Hahn, e do prefeito de Nova Palma, André Luiz Rossato.
Além de atrair participantes de diversos estados brasileiros, como Pará, Mato Grosso e Rio Grande do Norte, a Caminhada na Natureza em Nova Palma contou com a presença internacional de uma entusiasta da Polônia. Considerada uma das trilhas mais desafiadoras do Geoparque Quarta Colônia, os caminhantes exploraram os morros da região e foram recompensados com vistas espetaculares de tirar o fôlego, inclusive com caminhantes aproveitando para, diante do calor, se refrescar em açudes pelo caminho, e desviando um pouco também do mesmo para fazer belos registros fotográficos por pinguelas da região.
Natural de Juína-MT, Luiz Pereira da Costa Junior, 33 anos, jornalista e doutorando em Filosofia na UFSM, destacou que a caminhada “foi uma experiência incrível que permitiu conhecer sobre o geoparque, as riquezas naturais ali encontradas e a importância de preservar este patrimônio. Foi um intercâmbio onde tive oportunidade de conhecer de perto lugares e paisagens incríveis, pessoas e um pouco da cultura local. Brilhante iniciativa” finalizou o juinense da região Centro-Oeste.
Este grandioso evento, organizado em parceria entre Município de Nova Palma, UFSM e Emater, elevou-se como a maior Caminhada na Natureza realizada até o momento. Os participantes elogiaram a organização excepcional, a ampla participação da comunidade, os numerosos veículos de apoio, o café da manhã, e o almoço, realizado pela comunidade do Rincão dos Fréos após a chegada dos caminhantes.
Para Ana Wypyczynski Martins, 57 anos, diretora de Trilhas da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (AACS-SM), de Santa Maria/RS, o evento “foi uma caminhada muito bem-organizada, começando com café da manhã, apoio no trajeto com lanches e água, almoço delicioso, retorno com ônibus para o ponto de partida e ambulância. O que transmitiu segurança aos participantes. Paisagens lindas e os obstáculos da trilha (subidas e o calor) fez com que buscássemos a superação física e psicológica”, finalizou a funcionária pública estadual.
O evento registrou um novo recorde nas caminhadas na natureza do Geoparque Quarta Colônia com 205 participantes efetivos, computando 218 almoços, 20 organizadores, 15 integrantes da comunidade envolvidos na elaboração do almoço, e seis expositores com produtos de agroindústrias/artesanatos, empreendimentos parceiros do Geoparque, entre os quais a agroindústria Delícias do Quilombo, da comunidade quilombola Vovó Isabel de Rincão Santo Inácio, e a Associação dos Artesãos de Nova Palma.
Angela Barbieri, 43 anos, natural de Dona Francisca, cabeleireira, exaltou entusiasmada a caminhada em Nova Palma destacando que “foi maravilhosa, ao ar livre, foi muito bom, tanto no café da manhã quanto a recepção da comunidade Rincão dos Fréos. Já estamos esperando pela próxima”.
Para Elir Terezinha Cadó, 61 anos, de Santa Maria, do grupo Caminhadas & Trilhas SM/RS, a Caminhada Olhares sobre Nova Palma “foi uma das melhores, muito bem organizada, as belas paisagens que a caminhada nos proporcionou, foi um verdadeiro espetáculo da natureza para um domingo ensolarado”.
A participante da caminhada Janaine Baggio Mario da Rosa, de Nova Palma, comentou que foi a sua primeira caminhada e está se programando para as próximas porque “foi muito legal, divertido e estava bem organizado”.
A Caminhada Olhares sobre Nova Palma foi a quinta caminhada no âmbito da história do Geoparque Quarta Colônia, após a concessão do selo internacional ao território, destacando-se pelo alto potencial do turismo rural com um público que superou todas as expectativas dos organizadores.
A Administração Municipal agradece e parabeniza a todos os caminhantes pela presença e participação, a todos que colaboraram na organização do evento, e, de forma especial, aos munícipes Ari Bellé e Rosa e Michele do Prado, que gentilmente cederam os espaços de suas casas para utilização como paradas estratégicas para os caminhantes.
Texto: Ezequiel Redin, professor de Extensão Rural do Colégio Politécnico e integrante da subdivisão de Geoparques da UFSM; Sandra Linhares Teixeira (UFSM).
Revisão: Diego Hahn, coordenador municipal de Cultura e Turismo de Nova Palma; Michele Vestena, Geoparque Quarta Colônia.
Fotografias: Vicent Solar