• contrast

Informativo - CAMPANHA DE VACINAÇÃO DA BRUCELOSE BOVINA  2023 – 2ª etapa

13 setembro 2023

CAMPANHA DE VACINAÇÃO DA BRUCELOSE BOVINA  2023 – 2ª etapa

O Município de Nova Palma, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente,  comunica aos produtores rurais que possuem terneiras de 3 a 8 meses de idade para vacinação da Brucelose Bovina que façam a inscrição do número de animais na  Secretaria de Agricultura até o dia 06 de outubro de 2023 para elaboração dos roteiros de vacinação da campanha. Solicitamos aos produtores que façam a inscrição dentro do prazo estabelecido para melhor organização dos roteiros por comunidade.

A Brucelose é uma doença infecto-contagiosa crônica provocada por bactérias do gênero Brucella que atinge bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, entre outros, e pode ser transmitida para humanos (zoonose). Além disso, ela causa prejuízos na reprodução animal, podendo desta forma aumentar as perdas econômicas. Por isso, a importância da realização da vacinação para  brucelose bovina, sendo a mesma OBRIGATÓRIA  através da Instrução Normativa SEAPA nº 002/2014. Além  disso,  a não comprovação da vacinação da fêmeas entre 3 a 8 meses acarreta a impossibilidade da emissão de GTAs e aplicação de multas aos produtores rurais, conforme legislação sanitária estadual vigente, impedindo a movimentação do rebanho.

Para mais informações entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura pelo telefone  3266-1166.

Nossas redes sociais