Histórico
Histórico
Nova Palma é um município de pequeno porte situado na Região Central do Estado do Rio Grande do Sul, na chamada Quarta Colônia de Imigração Italiana. Incialmente foi teve os nomes de Barracão e de Soturno. Em 1913, em função do grande número de palmas existentes no perímetro urbano, recebeu a denominação atual. Emancipou-se de Júlio de Castilhos em 29 de julho de 1960.
Desde sua fundação, a religiosidade ligada à Igreja Católica sempre foi fator marcante e uma característica que se mantém até hoje (visível no seu conjunto de 40 capitéis, além da Igreja Matriz e daquelas das comunidades do interior); contudo, outras manifestações religiosas também têm espaço no município e vêm crescendo nos últimos anos.
Um dos grandes nomes da emancipação e do desenvolvimento de Nova Palma é o do Padre Luiz Sponchiado, falecido em 16/03/2010 e homenageado em julho do mesmo ano, por ocasião do cinquentenário do Município, com uma estátua em tamanho real localizada na Praça Pe. João Zanella.
Além da religiosidade marcante, Nova Palma possui cultura muito rica e diversa, tendo representadas em seu território expressões italianas, alemãs, negras, portuguesas, sem esquecer os registros da presença de povos indígenas na região já em 1.100 AC, conforme datações feitas em objetos encontrados nas imediações do Caemborá.
A economia é baseada na agropecuária, nas indústrias de pequeno porte, na presença de suas cooperativas, especialmente a CAMNPAL (Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma Ltda), e vem ganhando destaque também nos últimos anos o crescimento de suas agroindústrias.
Os atrativos culturais e naturais trazem muitos visitantes para Nova Palma, especialmente o Balneário Municipal Atilio Aléssio, um dos pontos mais visitados pelos veranistas da região, o Centro de Pesquisas Genealógicas (CPG), com seu acervo documental de mais de 65 mil famílias de imigrantes italianos da região, e a Rota das Esculturas, conjunto de 12 obras esculpidas pelo artista Rogério Bertoldo e expostas no caminho que liga a cidade ao Jardim das Esculturas, na comunidade de São João dos Mellos.